— Regulamento da prova —

Regulamento

CLÁUSULA LEGAL

A assinatura da inscrição dos participantes, dos seus pais, ou dos seus tutores no caso de ser menor de 18 anos de idade, implica ter lido, entendido e adquirido os compromissos que se seguem.

Reúno as condições físicas e psicológicas para o esforço inerente à prova em que irei participar. Eximo de toda a responsabilidade que possa surgir da participação no evento, tal como a perda de objetos pessoais por roubo ou outras circunstâncias e o perigo de prejuízo para a organização, os sponsors e patrocinadores comerciais, diretores, empregados, associações organizadoras do evento, e outras entidades ligadas à organização.

Declino tomar qualquer ação legal, não limitada ao risco das lesões que possam surgir, causadas pela participação no evento. Autorizo os organizadores do evento a fazer uma gravação total ou parcial da minha participação através de fotografias, filmes, televisão, rádio, vídeo ou qualquer outro meio. Cedo todos os direitos relativos à exploração comercial e de publicidade que considerem oportuno exercitar; sem direito da minha parte de receber qualquer compensação económica.

É garantido aos participantes, nos termos da lei nº 67/98 de 26 de Outubro de 1998, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O presente regulamento estabelece os princípios aplicáveis à organização de eventos de BTT, no âmbito da atividade desenvolvida pela Coronado Bike Team Associação Desportiva , Cultural e recreativa em parceria com a Junta de Freguesia da Vila do Coronado e Câmara Municipal da Trofa, regras gerais e critérios referentes às condições de realização dos eventos.

OBJECTIVOS

1. A Associação Coronado Bike Team Associação Desportiva , Cultural e recreativa, enquanto organizadora de eventos desportivos define os seguintes objetivos para os seus eventos de BTT: Promover, estimular e incentivar a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte alternativo, não poluente, saudável, e como instrumento lúdico - desportivo que permite o contacto direto com a natureza.

2. Promover as potencialidades turísticas da Vila do Coronado e do concelho da Trofa, sendo esta uma região com imenso potencial para a prática do BTT.

INTRODUÇÃO

1. A prova disputa-se a 18 de Junho de 2017, e é um evento de BTT na modalidade de maratona XCM, organizada pela Coronado Bike Team Associação Desportiva , Cultural e recreativa, e adota a denominação de 5º Rota da Arte Sacra.

2. No 5º Rota da Arte Sacra estão incluídas as seguintes provas:

2.1 - Maratona 5º Rota da Arte Sacra.(Raid)

2.2 - Meia Maratona 5º Rota da Arte Sacra.(Mini-Raid)

PERCURSO

1. O trajeto em linha decorrerá em caminhos rurais e trilhos do Concelho Trofa (Freguesia Vila do Coronado), com as seguintes extensões:

Percurso

Distancia

P1 - Mini Raid

± 20 KM

P2 - Raid

± 40 Km

2. A opção do percurso a cumprir é efetuada no ato do preenchimento da inscrição on-line. O não cumprimento em prova, da opção escolhida no ato da inscrição terá uma penalização de acordo com o previsto neste regulamento;

3. Os percursos previstos neste regulamento para a 5º Rota da Arte Sacra ,seguem por vias públicas e caminhos que se encontram abertos à circulação rodoviária e de peões. É estritamente obrigatório aos participantes em prova, respeitar o código da estrada e as regras de circulação em vias públicas;

4. Serão penalizados os atletas que não respeitarem os pontos:

4.1. Ausência de marcação dos controlos de passagem: Desclassificação

4.2. Conduta antidesportiva: Desclassificação

4.3. O não cumprimento do percurso: Desclassificação

5. Os concorrentes obrigam-se a afixar na sua bicicleta a placa de identificação, nos locais e moldes indicados. A placa da bicicleta com o número de identificação deverá ficar sempre visível no decorrer da prova.

6. A prova será marcada com placas, fitas e pó de pedra em toda a sua extensão.

CATEGORIAS

1. Em cada um dos percursos são disputadas as provas previstas de acordo com o regulamento nas seguintes categorias:

Categorias:

Mini Raid e Raid

Masculinos

Femininos


INSCRIÇÕES

1. A inscrição para os atletas é efetuada no site do evento em http://rotada-artesacra.webnode.pt/

2. O encerramento de inscrições para atletas é às 24H00 de 11/06/2017

3. Os procedimentos de inscrição para atletas são:

3.1. Aceder ao site http://rotada-artesacra.webnode.pt/ e seguir as indicações previstas;

3.2. Proceder ao pagamento via Multibanco, através das referências atribuídas no procedimento anterior;

3.3. Para atletas os donativos de participação têm as seguintes opções e valores:

- Inscrição - 10 €

4. No valor da inscrição estará incluído:

- Frontal/Dorsal ;

- Abastecimentos, sólidos e líquidos;

- Local para banhos;

- Lavagem de bicicletas;

- Brindes alusivos ao evento;

- Seguro de Acidentes Pessoais;

- Reforço alimentar no Final do evento;

5. Se acionado o seguro, existe o valor da franquia que é suportado pelo participante;

6. As inscrições são validadas apenas após o seu pagamento;

7. A atribuição de frontais é efetuada de acordo com os seguintes critérios:

7.1. Os atletas são ordenados por ordem de pagamento da inscrição;

8. O 5º Rota da Arte Sacra é limitado a 300 participantes;

9. Só são aceites inscrições para participantes com idade igual ou superior a 12 anos, sendo considerada a idade obtida até ao dia da prova;

10. Para os atletas menores de idade é necessário o envio de Termo de Responsabilidade, devidamente assinado pelo encarregado de educação, juntamente com cópia do BI/Cartão do Cidadão deste. Esta condição é imprescindível para a validação da inscrição;

11. Não haverá lugar a devolução do valor da inscrição a quem desistir de participar no evento.

12. Não será permitida a troca de qualquer brinde do evento.

13. É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante todo o percurso.

14. A inscrição dos atletas implica a aceitação automática do presente regulamento;

SEGUROS

1. Os atletas estão cobertos por seguro de acidentes pessoais contratado pela Organização com as seguintes coberturas:

Morte ou Invalidez Permanente: 27.087,00€.

Despesas de Tratamento: 5.000,00€

Funeral: 2.575,00€.

Franquia a cargo do sinistrado.

2. A organização providencia o apoio e recolha de feridos através da colocação de ambulâncias em locais do percurso considerados de maior perigo ou facilidade de acesso. Em caso de acidente, sempre que o atleta necessitar de apoio deve ser contactado o número de emergência/segurança, que consta no frontal de cada participante da prova, que lhe solicitará as informações necessárias para a sua assistência ou recolha caso seja necessário;

3. A bicicleta dos atletas acidentados e transportados de ambulância é recolhida pela organização e transportada para a Zona de Meta, onde fica guardada até à sua entrega. A entrega da bicicleta é feita mediante apresentação de documento comprovativo que identifique o atleta a quem pertence;

4. Em caso de queda, da qual resulte a necessidade de assistência, o participante deverá preencher uma participação de acidente e entregar a mesma ao Secretariado da Organização, no dia do evento (salvo impossibilidade física de o fazer).

5. O participante que queira ativar o seguro de acidentes terá um prazo máximo de 5 dias após o evento para o fazer, devendo para isso informar a Organização e efetuar o pagamento da franquia de seguro.

ATRIBUIÇÃO DE FRONTAIS

1. Designa-se por frontal, a placa com o número do atleta a aplicar na frente da bicicleta.

2. O frontal tem um modelo próprio que permite identificar qual o percurso a cumprir pelo atleta e qual a sua categoria;

3. O Frontal tem a dimensão mínima de 16x16 cm;

4. A entrega das placas frontais é condicionada à apresentação de documento identificativo. O mesmo se passa relativamente à entrega das placas de terceiros - é possível desde que, quem as levanta, seja portador de documento identificativo do interessado.

GRELHA DE PARTIDA, CONTROLO DE PROVA E HORÁRIOS

1. Partida

1.1. A partida dos atletas é dada pelas 9H15

2. Grelha de partida

2.1. O acesso à grelha de partida é composto por uma única Box, cujo acesso é controlado pelos elementos da organização, com o seguinte horário:

Abertura: 08H30

Fecho:09H15

3. Na entrada para a Box funciona o "Controle-0" da prova;

4. Após as 09H30 não é permitida a partida de qualquer atleta.

5. Controlo de passagens e de percurso

5.1. Existe um Controlo zero (CP0) de fiscalização obrigatório antes da partida que fica situado na entrada da box;

5.2. Existem Postos de Controlo (CP) em cada percurso, sendo a passagem obrigatoriamente assinalada no frontal do participante. No final da prova é efetuada a conferência do frontal pela organização. A falta de passagem em algum CP determina a desclassificação do atleta;

6. A alteração de percurso em prova pelos atletas não é permitida, estando sujeita a desclassificação.

CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS

1. Aos atletas são atribuídos troféus aos primeiros três classificados da geral de cada percurso.

2. A cerimónia de entrega de prémios tem lugar no final da prova e realizar-se-á assim que estiverem presentes os 3 primeiros classificados de cada percurso;

3. A entrega do troféu faz-se ao atleta, que é chamado para subir ao pódio.

4. Excecionalmente, caso o atleta não esteja presente para subir ao pódio, o troféu pode ser entregue, apenas no final da cerimónia, ao próprio atleta ou a quem prove que o representa.

5. O atleta vencedor de cada categoria poderá exibir a sua bicicleta. Solicita-se, por uma questão de uniformidade, que os atletas que subam ao pódio usem equipamento desportivo (roupa e calçado);

6. Será atribuído um Prize Money no total de 300€ No Raid (40Km) dividido da seguinte forma:

Masculino / Feminino 1º Classificado 75€,

2º Classificado 50€,

3º Classificado 25€.

BICICLETAS

1. Não é permitido a utilização de bicicletas elétricas ou com qualquer outro mecanismo auxiliar, que não exclusivamente a força física do próprio utilizador;

2. A violação do disposto nos pontos anteriores implica a impossibilidade de alinhar à partida da prova, ou se tal for detetado durante a mesma, a desclassificação do atleta;

DIREITOS DE IMAGEM

1. Os direitos de imagem são propriedade da Organização, não sendo permitida a comercialização de fotos ou vídeos sem a respetiva autorização desta;

2. O pedido de autorização para efeitos de comercialização, sendo aprovado, implica no entanto a disponibilização de todo o material à Organização do evento, após a prova e antes de qualquer publicação, sem qualquer marca de água ou assinatura, que as utilizará na quantidade restritas para ilustração ou publicitação do evento;

3. Nas fotos fornecidas por terceiros e divulgadas pela Organização do evento é divulgada a fonte das mesmas;

CASOS OMISSOS

1. Todos os casos omissos a este regulamento e demais situações que ocorram diretamente relacionadas com o evento serão analisadas e decididas pela organização que será soberana nas suas decisões;

2. À organização não poderão ser imputadas responsabilidades decorrentes do não cumprimento da Lei geral e demais regulamentos em vigor as quais deverão ser suportadas pelos respetivos infratores;

DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A prova rege-se pelo presente regulamento e por todas as adendas que forem publicadas pela organização até cinco dias antes da data da prova, que serão publicadas no site oficial da prova;

2. Todas as comunicações e informações referentes à prova são difundidas no seu site oficial, pelo que todos os participantes devem consultar o mesmo com a periodicidade necessária para que se mantenham atualizados;

3. À organização, patrocinadores e entidades credenciadas que colaboram no evento, reserva-se o direito de utilizar livremente e sob as formas lícitas, a identificação dos participantes, a sua imagem, assim como os resultados obtidos por estes. Caso os participantes optem por restringir o uso e divulgação da sua imagem e dos seus resultados, deverão notificar a organização, por escrito, até 24 horas após a hora de fecho das inscrições;

4. Nos casos de não realização do evento por motivos totalmente alheios à vontade da organização ou por qualquer acontecimento considerado de tal forma grave que não possa minimamente controlar, tais como, situações de catástrofe, intempéries ou outras calamidades, a organização fará todos os esforços no sentido de marcar a prova para outra data à sua escolha, não garantindo o reembolso ou crédito das inscrições no caso dos atletas que não possam participar;

5. No caso de alguma das situações graves descritas no ponto anterior ocorrer durante o decurso da prova e que ponha em causa a segurança ou a integridade física dos atletas, a organização reserva-se no direito de dar a prova por concluída, sendo a classificação final a que se verificar nesse momento;

6. Todo o comportamento antidesportivo implica a desclassificação do participante assim como a impossibilidade de aceitar a sua inscrição em futuras edições do evento. Considera-se antidesportivo todo o comportamento que seja lesivo para os restantes atletas em prova, para com os elementos da organização, ou para com o público. Considera-se ainda antidesportivo todos os comportamentos que violem as normas ambientais;

7. A organização não se responsabiliza pelo estado de saúde dos participantes e alerta para o facto de se tratar de um evento desportivo que requer cuidados específicos de preparação física e psicológica dos mesmos.